fbpx

MUSAS FESTIVAL DAS ARTES DE CONIMBRIGA – 2021

MUSAS

FESTIVAL DAS ARTES DE CONIMBRIGA

(2ª Edição)
10 | 25
s e t e m b r o
2 0 2 1

O “Musas – FESTIVAL DAS ARTES DE CONIMBRIGA nasce de uma parceria entre a Orquestra Clássica do Centro, o Município de Condeixa-a-Nova, o Museu Monográfico de Conimbriga e o PO.RO.S.

Com este “Festival” pretendemos marcar Encontro com / no Património Cultural Material, Imaterial e também Natural, com o propósito (também) de contribuir para o sucesso da Candidatura de Conimbriga a Património Mundial da Unesco.
“Conimbriga – Cidade Romana e Território da Lusitânia Atlântica – exemplo de interação humana com o ambiente e centro cultural, artístico, viário e polo dinamizador do eixo da romanização no centro de Portugal” é candidata a integrar, como é de conhecimento público, a lista a Património Mundial pela Comissão Nacional da UNESCO. 
Classificada como monumento nacional, esta é uma das maiores povoações romanas de que há vestígios em Portugal. São milhões os visitantes que por ali passaram desde a sua abertura. 
Falamos de Conimbriga, território do Município de Condeixa-a-Nova. Uma região que é um verdadeiro tesouro arqueológico, museológico e natural, mesmo no Centro do País. Promovê-la, dá-la a conhecer, são formas de valorizar, de sensibilizar para o respeito e preservação do nosso Património.
Todos sabemos que o património cultural está em estreita ligação com o turismo, que este é fonte de riqueza e de trabalho, gerador de desenvolvimento. 
Também sabemos que por todo o Globo é preocupação de quem governa aproveitar os recursos naturais ou patrimoniais para ter uma economia mais competitiva, gerar um aumento do fluxo turístico nos territórios por si geridos, assim implementando o desenvolvimento.

A nossa Região e os que a administram não são, felizmente, exceção, daí que seja consensual entre nós que as riquezas culturais, históricas, artísticas, naturais e até profissionais da nossa região podem e devem ser consideradas não como recursos inacessíveis ou de difícil conservação, mas como recursos únicos de promoção de um território que é fundamental dar a conhecer e oferecer a um público que, mercê dos meios de informação atuais, está cada vez mais preparado para as fruir. 
É pois também um dos nossos objetivos, com este Festival, apresentar uma programação onde se procura juntar no mesmo espaço,

O PATRIMÓNIO MUSICAL E OS PATRIMÓNIOS ARQUITETÓNICO, PAISAGÍSTICO E HISTÓRICO

A música sendo, de facto uma linguagem universal, permite-nos construir pontes entre culturas e áreas de saber diversificadas. Estamos convencidos, tal como Sócrates escreveu, que a “Cultura cria riqueza” e nos transforma em pessoas melhores, possibilitando a criação de elos de ligação/respeito com/pelos outros. 
Pois é neste espaço único no país (e no Mundo) que marcamos Encontro, com a Cultura, com a Arte.

O Festival, na sua 2ª edição, irá decorrer em 3 palcos:

  • Museu POROS
  • Nas Buracas do Casmilo
  • Ruínas de Conimbriga

De 10 a 25 de setembro, por estes palcos será possível assistir a Concertos (com orquestra na sua formação Sinfónica, Clássica ou de Câmara) de música erudita, de música popular.
Um programa atrativo pelo conteúdo e pelos espaços onde terão lugar: Do Museu POROS em Condeixa – a – Nova às Ruínas de Conimbriga passando pelas Buracas do Casmilo.
Fica o Convite para quem quiser vir até Condeixa – a – Nova e aqui queira permanecer num período que ainda é de férias para muitos, aproveitando a boa acessibilidade, a sua centralidade, mas também o encanto e hospitalidade de toda esta região.
Porque o Património (material e imaterial) é de todos nós. Cabe-nos valorizá-lo/ promovê-lo.
Investir na Cultura é investir no futuro e num país mais rico e competitivo.
Conhecer para respeitar e valorizar.
Conhecer o passado para projetar o futuro num mundo que queremos melhor e necessariamente mais culto.

PROGRAMAÇÃO

10 Setembro 2021

MUSAS – Concerto – JANELA

Museu P.O.R.O.S. – Condeixa – a – Nova (concerto de abertura) Concerto – JANELA Orquestra Clássica do Centro & Vozes da Rádio * Maestro Jan Wierzba *2021 : 30 anos das Vozes da Rádio | 20 anos da Orquestra Clássica do Centro PROGRAMA Abertura (Jorge Prendas) Tok-you (Jorge Prendas) Balada da Hospedeira (Jorge Carreira –…

...

21:00
Rua Professor Vergilio Correia, 3150-220 Condeixa-a-Velha
Ver Informações
15 Setembro 2021

MUSAS – Peristilo | Museu de Conimbriga

“Uma Vontade de Música” As Cantigas do Zeca Octávio Fonseca – Autor Participação especial de Rui Pato   Filipa Pais – voz Zé Moz Carrapa – viola Em parceria com Núcleo AJA Coimbra – Associação José Afonso   ...

18:00
Rua Professor Vergilio Correia, 3150-220 Condeixa-a-Velha
Ver Informações
18 Setembro 2021

MUSAS – À descoberta de Conimbriga / Visitas guiadas (REAGENDADO)

 Grupos limitados a 15 pessoas  1º grupo 11h 2º grupo 15h30 visita orientada por Dr. José Ruivo e Dr Virgilio Correia ...

11:00
Rua Professor Vergilio Correia, 3150-220 Condeixa-a-Velha
Ver Informações
18 Setembro 2021

MUSAS – O tempo e a terra

Buracas do Casmilo “O tempo e a terra” 18h – – Carlos Fiolhais 18h30 – Ensemble OCC   *17h30 – Percurso pedestre (curto 1,5 km) da Aldeia do Casmilo às Buracas Ponto de encontro : Aldeia de Casmilo – inicio do percurso de terra batida para as Buracas Mostra Gastronómica no final do concerto O Tempo e a…

...

18:00
Rua Professor Vergilio Correia, 3150-220 Condeixa-a-Velha
Ver Informações
19 Setembro 2021

MUSAS – Percurso Histórico e Paisagístico

À (re) descoberta das Buracas do Casmilo (11km) Aldeia Janeanes (Largo Eng.º Jorge Bento – junta à Capela) Encontro : 9h – Aldeia Janeanes (Largo Eng.º Jorge Bento – junta à Capela)   colaboração com – Às de Ir – Agência de Viagens Aventura ...

9:00
Rua Professor Vergilio Correia, 3150-220 Condeixa-a-Velha
Ver Informações
Nenhum evento encontrado!
<