fbpx

Crescendo …. Piano, piano

Os Concertos Pedagógicos representam uma quota-parte importante da ação continuada e das preocupações de intervenção da Orquestra Clássica do Centro. De facto, é através deles que, de forma mais eficaz, se pode educar e construir o gosto, o sentir, a avaliação estética e o espírito crítico de novos públicos, com especial incidência nas camadas infantis e adolescentes, não perdendo de vista o público já adulto que, por infelicidade educativa, nunca tenha tido acesso a uma eficaz compreensão deste factor de enriquecimento humano, enquanto modificador social, político, cultural, moral e ético.

As atividades pedagógicas têm sido uma constante no historial da OCC desde a sua primeira apresentação em dezembro de 2001.

Os Concertos Pedagógicos representam uma quota-parte importante da ação continuada e das preocupações de intervenção da Orquestra Clássica do Centro. De facto, é através deles que, de forma mais eficaz, se pode educar e construir o gosto, o sentir, a avaliação estética e o espírito crítico de novos públicos, com especial incidência nas camadas infantis e adolescentes, não perdendo de vista o público já adulto que, por infelicidade educativa, nunca tenha tido acesso a uma eficaz compreensão deste fator de enriquecimento humano, enquanto modificador social, político, cultural, moral e ético.

Quando particularmente vocacionados para a intervenção em escalões etários escolares, os Concertos Pedagógicos reúnem condições de diálogo pragmático e situações práticas de aprendizagem que deixam implementados conceitos e vivências importantes para o global e harmónico desenvolvimento pessoal e equilibrado percurso ontogénico da criança e do jovem.

Estas iniciativas permitem ainda o domínio de alguns fenómenos musicais, tais como o conhecimento funcional interno de uma orquestra, podendo através dela ser interiorizados conceitos básicos e fundamentais dos mais variados tipos de grandeza e qualidade.

Este ano o programa com maior destaque neste âmbito continuará com a designação “A Orquestra Vai à Escola”.

<