fbpx

Concerto de Natal

20 dezembro 2019, Sexta-feira às 21:30 – 23:00
Convento São Francisco

A Orquestra Clássica do Centro apresenta o seu Concerto de Natal 2019 com a interpretação da Sinfonia nº 30 em dó maior, composta em 1765 por Joseph Haydn, também conhecida pela Sinfonia Aleluia devido à utilização de um canto gregoriano de Aleluia no movimento de abertura.
Um dos momentos mais aguardados do Concerto de Natal será a estreia absoluta de Vida e Milagres de Dona Isabel, uma encomenda da OCC ao compositor Alexandre Delgado, criador desta obra em quatro andamentos. Destarte, o Ciclo para Soprano e Orquestra subdivide-se nas seguintes secções:
I. Dona Isabel ao nascer | II. Vivendo El-Rei D. Dinis | III. Já depois que esta rainha | IV. Em lugar onde ela fosse
Por fim, o oratório Messiah, uma das obras musicais mais famosas e apreciadas de toda a História da Música, inclui-se igualmente no programa. A sua estreia aconteceu em 1742, tendo sido trabalhada por Haendel até à versão final de 1754. Através de árias em solos impressionantes e coros magníficos, conta a vida de Jesus Cristo desde o nascimento até à sua morte e ressurreição como vitória sobre o pecado e a morte. O coro de Aleluia, em particular, tornou-se uma das peças mais famosas da música coral barroca, sendo praticamente conhecida de forma universal. Desde a primeira apresentação em Londres que é usualmente ouvido de pé, transformando em tradição a atitude do rei George II, que assim o ouviu na totalidade. Sendo originalmente uma peça relacionada com o período pascal, de alguma forma o seu espírito levou a que se tornasse uma das obras mais características e apresentadas no Natal.

PROGRAMA
J. Haydn – Sinfonia Nº 30
I- Allegro
II – Andante
III – Menuet

Alexandre Delgado – Vida e Milagres de Dona Isabel
Ciclo para Soprano e Orquestra
(Texto do compositor baseado na narrativa do século XIV reconstituída por J. J. Nunes)

Estreia absoluta
Obra encomendada pela OCC

I. Dona Isabel ao nascer
II. Vivendo El-Rei D. Dinis
III. Já depois que esta rainha
IV. Em lugar onde ela fosse
V. No dia em que faleceu

G. F. Haendel – Messias (Excertos)

Nº 13 – Pifa (Pastoral Symphony)
Nº 12 – For unto us a child is born
Nº 16 – Rejoice greatly
Nº 22 – Surely he hath borne our griefs
Nº 23 – And with his stripes
Nº 24 – All we like sheep have gone astray
Nº 36 – How Beautiful are the feet
Nº 31 – Lift up your heads
Nº 44 (HWV 56) – Hallelujah

A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete a partir do dia 18 de dezembro (máximo 2 bilhetes por pessoa. Não são aceites reservas.)
Bilhetes disponíveis na bilheteira do Convento São Francisco, diariamente, entre as 15h00 e as 20h00, com lotação limitada.

Bilheteira do Convento São Francisco
Horário de Funcionamento: diariamente entre as 15h00 e as 20h00
Telefone: 239 857 191
Email: bilheteira@coimbraconvento.pt

<